Tecnologia

Modelo de cooperação contra covid-19 pode ser útil para enfrentar os desafios climáticos

Sucesso da colaboração público-privada pode ajudar a enfrentar questões referentes ao clima; relatório aponta Brasil em destaque nas inovações do setor agrícola

Por Da Redação
Ás

Modelo de cooperação contra covid-19 pode ser útil para enfrentar os desafios climáticos

Foto: Reprodução/Fiocruz

Um novo relatório da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, Ompi, consta que a inovação do setor digital cresceu 172% mais rápido em relação às outras áreas nos últimos 5 anos. A crise de saúde promovida pela pandemia de covid-19 impulsionou a demanda por novas tecnologias, enquanto todos os setores da sociedade se uniram em prol do mesmo propósito: combater o vírus.

O esforço a nível nacional para solucionar a pandemia e o sucesso da colaboração público-privada demonstra como políticas harmonizadas podem ser úteis para enfrentar questões importantes, tais como mudanças climáticas, desigualdade social e segurança alimentar.

Para a Ompi, é necessário promover a inovação para o crescente problema das mudanças climáticas. De acordo com a organização, o sucesso da vacina contra o covid-19 como um modelo de cooperação pode servir contra a mudança climática. No Brasil, o relatório mostra que há destaque para novidades na agricultura e agro processamento.

 A Ompi ressalta que as tecnologias brasileiras neste setor podem ser consideradas relevantes e apropriadas para outras economias em desenvolvimento. Um dos produtos nacionais são as matracas, os tratores brasileiros “particularmente bem adaptados a grandes áreas de lavoura e com plantadores de mão simples”.

O relatório defende ainda que deve aumentar o financiamento do governo para tecnologias alternativas. Em países como França e Brasil, o investimento estatal é uma aposta para pesquisas em setores como energia nuclear e processamento do etanol. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário