Tecnologia

TikTok teria usado conteúdos do Instagram para treinar algoritmo, afirma site

Agora, a ByteDance enfrenta processos por infringir direitos de propriedade intelectual no Douyin, equivalente do TikTok na China

Por Da Redação
Ás

TikTok teria usado conteúdos do Instagram para treinar algoritmo, afirma site

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O BuzzFeed News revelou, em reportagem, que a ByteDance divulgou em 2017 dados e conteúdo de usuários do Instagram e Snapchat, sem seu consentimento, na plataforma que antecipou o TikTok: o Flipagram.

De acordo com relatos de quatro ex-funcionários entrevistados pelo site, a medida fazia parte da estratégia “growth hacks” da empresa para treinar o algoritmo, que futuramente seria utilizado no menu “For You”, com o público norte-americano. O Flipagram foi comprado pela ByteDance em janeiro de 2017 e, em seguida, renomeado de Vigo, até ser desativado em 2020.

Com base nos documentos analisados pelo BuzzFeed, a empresa teria “raspado” cerca de 10 mil vídeos por dia, todos publicados por contas falsas no Flipagram. Além disso, a empresa teria manipulado métricas de views e likes para atrair empresas e patrocínios.

Alguns usuários do Instagram perceberam que seus conteúdos estavam sendo publicados sem permissão. Agora, a ByteDance enfrenta processos por infringir os direitos de propriedade intelectual no Douyin, equivalente do TikTok na China.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário