Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 0,6% na economia, em fevereiro

Na comparação interanual, a economia cresceu 1,2% em fevereiro

Por Da Redação
Ás

Monitor do PIB aponta crescimento de 0,6% na economia, em fevereiro

Foto: José Cruz / Agência Brasil

O monitor do PIB-FGV, divulgado nesta terça-feira (20), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV), informou que a atividade econômica no mês de fevereiro cresceu 0,6% quando comparado ao mês anterior. 

Já no trimestre móvel encerrado em fevereiro, comparado ao finalizado em novembro, a alta ficou em 1,1%. Na comparação interanual, a economia cresceu 1,2% em fevereiro. De acordo com a pesquisa, estima-se que o acumulado do PIB no primeiro bimestre de 2022, em valores correntes, foi de R$ 1,3 trilhão. Ainda de acordo com os dados da pesquisa, também no trimestre móvel encerrado em fevereiro, o consumo das famílias registrou alta de 2,1%, em relação ao mesmo período do ano passado.

A FGV afirmou que pelo quinto mês consecutivo o componente de serviços foi o único a apresentar taxas positivas que foram influenciadas, principalmente, pelo desempenho dos segmentos de transporte e de outros serviços (serviços de alojamento, alimentação e domésticos). Já no consumo de bens duráveis, houve recuo de 8,6%

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) subiu 0,4% no trimestre entre dezembro e fevereiro, se comparado ao mesmo trimestre de 2021. Segundo o Monitor, as quedas disseminadas entre diversos segmentos deste componente explicam o desempenho, com destaque para os caminhões, outros veículos e outras máquinas e equipamentos.

Exportações e importações

De acordo com o monitor, a exportação avançou 12,5% no trimestre móvel concluído em fevereiro quando comparado ao mesmo período do ano passado. Produtos agropecuários foram as principais influências para o crescimento e produtos da extrativa mineral apresentaram retração, na mesma comparação..

A importação teve queda de 2,1% no trimestre móvel e encerrado em fevereiro em comparação semelhante. O desempenho de bens de capital e de bens intermediários, que caíram 20,1% e 5,7%, impactaram as importações. A importação de produtos agropecuários teve retração de 17,8%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário