Montadora de luxo suspende envio de veículos para os EUA em resposta a tarifas impostas por Trump
A Jaguar Land Rover vende, anualmente, 400 mil modelos para os Estados Unidos

Foto: Divulgação/Land Rover
A Jaguar Land Rover, montadora de luxo sediada no Reino Unido, anunciou neste sábado (5) que pausará os envios de carros fabricados na Grã-Bretanha para os Estados Unidos por um mês. A ação trata-se de uma resposta as tarifas de 25% imposta pelo presidente Donald Trump, a montadora afirmou que tenta diminuir os impactos causados pela determinação do governo estadunidense.
A indústria automobilística britânica, atualmente emprega 200.000 pessoas diretamente e deve ser afetada pela novas tarifas impostas pelos Estados Unidos (EUA) na quinta-feira (3). Os EUA são o segundo maior importador de carros fabricados na Grã-Betanha, ficando atrás apenas da União Europeia, conforme dados da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores (SMMT).
A Jaguar Land Rover vende, anualmente, 400.000 modelos Range Rover Sport, Defender, aos EUA, de forma que as exportações para o governo estadunidense representam quase 25% do total de vendas, demonstrando a importância dos EUA nesta relação.
A tarifa de 25% sobre carros e caminhões leves importados para os EUA entrou em vigor um dia após o anúncio de Trump sobre tarifas sobre outros bens de países de todo o mundo.
O Reino Unido informou que busca garantir um acordo comercial com Washington, capital dos Estados Unidos.
Taxas recíprovas passam a valer neste sábado (5)
Donald Trump ainda anunciou que a partir deste sábado (5), passará a valer as tarifas recíprocas contra países que possuem relações comerciais com os Estados Unidos. A medida propõe juros de 10% sobre todas as importações do Brasil.
A decisão de Trump atinge mais de 180 países e regiões, inclusive a União Europeia, com tarifa de 20%; China, com 34%; Coreia do Sul, com 25%; e Japão, com 24%.
Trump fez o anúncio na quarta-feira (2), ao afirmar que a medida vai deixar os EUA "livres" de produtos estrangeiros.