Papa Francisco faz primeira aparição pública após retorno ao Vaticano e é ovacionado pela multidão
Segundo o Vaticano, a primeira aparição do papa estava marcada para o dia 20 de abril, durante a Páscoa

Foto: Reprodução/Vatican News
O papa Francisco fez, neste domingo (6), a primeira aparição pública após o retorno ao Vaticano. Conduzido em uma cadeira de rodas e com o auxílio de oxigênio pela via nasal, Francisco fez um pronunciamento a uma multidão na praça São Pedro durante a missa dominical do Vaticano, que foi conduzida por bispos.
Em um discurso breve, o Papa disse: "Bom domingo a todos. Muito obrigado". Mais tarde, nas redes sociais, o pontífice explicou que se sente "frágil".
Francisco ficou cinco semanas internado em um hospital em Roma, após ser diagnosticado com um quadro de pneumonia que atingiu os dois pulmões e tornou o estado de saúde dele complexo, segundo os médicos.
O Papa recebeu alta a cerca de duas semanas. O Vaticano afirmou na semana passada, que a primeira aparição pública do líder religioso seria em 20 de abril, para a solenidade bênção "urbi et orbi", durante a Páscoa.
Após ter recebido alta, o papa retornou a residência onde mora no Vaticano. Os médicos recomendaram que o pontífice ficasse dois meses em repouso e evitasse ao máximo o contato com grandes grupos de pessoas.
Durante a aparição deste domingo, ele atravessou um corredor no meio da plateia, enquanto era ovacionado pela plateia. O papa também cumprimentou várias pessoas na ocasião.
Após a cerimônia, Francisco publicou um parecer nas redes sociais e afirmou que se sente "frágil".
"Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, compartilho muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio", publicou o papa.