• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Moradores de Busca Vida, em Camaçari, denunciam construção de muro na praia
Bahia

Moradores de Busca Vida, em Camaçari, denunciam construção de muro na praia

Obra é prejudicial às espécies de tartarugas marinha; prefeitura diz que construção é 'inverídica"

Por Da Redação
Ás

Moradores de Busca Vida, em Camaçari, denunciam construção de muro na praia

Foto: Reprodução

Moradores do condomínio Porto Busca Vida Resort Residence, na cidade de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, denunciaram ao Farol da Bahia a construção de um muro de concreto na região por parte da prefeitura local. Segundo os moradores, a obra realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vai limitar o acesso a praia e é prejudicial às espécies de tartarugas marinha que habitam o local.

Segundo uma moradora, que não quis revelar a identidade, as obras começaram logo depois que a maré derrubou uma ciclovia no local e, após reuniões, a prefeitura, segundo ela, constatou que os moradores não queriam “gastar dinheiro para realizar a construção de uma encosta dentro do mar porque teria que colocar muita pedra”, disse.

Uma outra moradora aparece em vídeo que circula nas redes sociais e se mostra revoltada com a situação: “A praia de Busca Vida é, na verdade, a praia de Abrantes. Eles não têm poder e nem o direito de fazer o que estão fazendo”, desabafou. Segundo ela, a construção vai prejudicar a temporada de desova das tartarugas marinhas, que vai de “setembro a fevereiro.  

No mesmo vídeo aparecem dois vereadores da cidade. Um deles, muito inconformado com a construção, diz: “Tem mais de quatro metros enterrado aqui. Quero ver por onde a tartaruga vai passar. A proteção está aqui para as casas e o crime ambiental que está começando a acontecer. Vou à Justiça  para suspender essa obra e explicar de forma técnica o porquê disso aqui”, disse. Ele também afirma que “a praia é pública" e “do povo”.

Em nota enviada ao Farol da Bahia, a Sedur ressalta que “a informação que circula sobre a construção de muro de concreto nas imediações de um condomínio na praia de Busca Vida, no distrito de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari, é inverídica”.

O Farol da Bahia também questionou o problema por ligação. De acordo com um funcionário do órgão, toda a construção foi “autorizada”. Em relação ao problema causado às tartarugas, ele disse: “O problema não é só a tartaruga, e sim o avanço do mar. É uma questão climática. O mar está avançando para a costa e nós estamos mobilizando ações para proteger as comunidades”, afirmou.

Confira a nota na íntegra: 

Nota de esclarecimento sobre implantação de contenção em Busca Vida

A Prefeitura de Camaçari esclarece que a informação que circula sobre a construção de muro de concreto nas imediações de um condomínio na praia de Busca Vida, no distrito de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari, é inverídica.

No local, para conter o processo erosivo da costa, nas imediações do Condomínio Porto Busca Vida Resort Residence (que realizou a intervenção previamente autorizada), foram implantadas pranchas de PVC, considerados elementos materiais com menor impacto ambiental possível, que não liberam nenhum tipo de elemento químico e substâncias que possam causar contaminação ou prejuízos ambientais, sem contar que são peças móveis, de caráter provisório e emergencial, que visam dispersar a energia das ondas. 

Por conta do avanço do nível do mar, efeito das mudanças climáticas globais, vivenciadas por vários municípios do país, cabe ao Poder Público propor soluções, que no caso em discussão, foi autorizada a implantação dos dispersores de energia, para que cumpram a função ambiental do ecossistema de restinga de proteção da linha de costa.

Importante destacar, que além da Prefeitura de Camaçari, através da autorização ambiental de n.º 001/2020 (renovação), outros órgãos necessários para a execução do serviço emitiram parecer favorável à intervenção, são eles:  o INEMA, através do gestor da APA Joanes/Ipitanga; a Superintendência do Patrimônio da União (SPU); e o Ministério Público Estadual.

Veja o vídeo:

 


 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário