Moradores denunciam mineradora por falha em drenagem que provocou poluição de água no interior do Maranhão
Na ocasião, mineradora diz que está trabalhando para reparar os danos
Foto: Reprodução/G1/Neto Weba
Moradores da comunidade Aurizona denunciam um grave dano ambiental provocado pela empresa de mineração de ouro EquinoxGold, que administra a Mineradora Aurizona no município de Godofredo Viana, a 206 km de São Luís (MA). Na madrugada do último dia 24, após uma forte chuva, a Lagoa do Pirocaua que abastece a comunidade transbordou devido a falhas na drenagem realizada pela mineradora.
Como resultado, uma das estrada de acesso a comunidade foi afetada e a água ficou cheia de lama. Dias depois, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) apontou que o alagamento não ocorreu apenas pelo intenso volume de chuva, mas em decorrência da existência de uma outra cava de mineração que servia como reservatório de água pluvial, localizada acima da Lagoa do Pirocaua e denominada de cava leste, que se rompeu.
O rompimento levou mais água para o talude da Lagoa do Pirocaua, gerando outro rompimento que atingiu duas outras lagoas: a Lagoa de Juiz de Fora e a Lagoa do Caximbo. No entanto, moradores têm reclamado que a água que chega em carros-pipa é insuficiente e, por diversas vezes, está poluída.
Na época do acidente, a Mineração Aurizona (MASA) afirmou que o transbordamento foi provocado durante a drenagem da Lagoa do Pirucáua, e que a água não estava contaminada. A empresa disse ainda que tem tomado providências para reestabelecer tráfego na estrada local.