Política

Moraes afastou governador do DF sem pedido de órgãos de investigação

É a primeira vez que um magistrado retira um chefe de Executivo estadual do cargo

Por Da Redação
Ás

Moraes afastou governador do DF sem pedido de órgãos de investigação

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) do cargo de ofício. Isso significa que a ação ocorreu sem ter sido provocada por órgãos de investigação ou mesmo por parlamentares. É a primeira vez que um magistrado retira um chefe de Executivo estadual do cargo sem que haja um pedido nesse sentido. A informação é da Folha de S.Paulo. 

Ibaneis foi afastado do governo do Distrito Federal após o atentado aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8). De acordo com a reportagem, a ordem de Moraes se soma a outras decisões adotadas por ele em inquéritos que investigam a ofensiva golpista contra as instituições.

Em 2019, o STF foi alvo de críticas por agir de ofício quando o então presidente Dias Toffoli determinou a abertura do inquérito das fake news sem pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) nesse sentido. Também foi criticado o fato de Toffoli ter escolhido Moraes para relatar o caso, sem sorteio, como ocorre em todos os inquéritos instaurados na corte. Na época, a abertura da apuração sofreu grande resistência no meio jurídico e dentro do próprio STF. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário