Moraes autoriza transferência de Ronnie Lessa para Tremembé e retira sigilo da delação premiada
Defesa de Lessa solicitou a transferência para aproximá-lo da família
Foto: Antônio Augusto/TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou a transferência de Ronnie Lessa para o Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo, e retirou o sigilo de parte da delação premiada do ex-policial militar.
A defesa de Lessa solicitou a transferência para aproximá-lo da família. Em Tremembé, já estão presos de alto perfil, como o ex-jogador Robinho e Cristian Cravinhos. Lessa está preso desde março de 2019, acusado de participar da execução da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Ele confessou o crime em delação premiada.
Moraes determinou que Lessa seja transferido sob monitoramento rigoroso de suas comunicações e visitas enquanto o processo estiver em curso. A decisão do STF contraria a manifestação do secretário de Administração Penitenciária de São Paulo, Marcelo Streifinger, que argumentou que Lessa representa um risco à segurança da unidade.
O sigilo foi retirado dos anexos que detalham a cadeia de comando e a execução do crime. Ao todo, a delação possui sete anexos, nos quais Lessa descreve o planejamento do crime e os benefícios que esperava obter.