Moraes determina que AGU acompanhe extradição de Zambelli

Deputada foi presa em Roma após condenação no STF

Por Da Redação
Às

Atualizado
Moraes determina que AGU acompanhe extradição de Zambelli

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (31) que a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhe o processo de extradição da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma, na Itália, na última terça-feira (29). A parlamentar, que tem cidadania italiana, foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na decisão, Moraes orientou que a AGU tome as “providências cabíveis e necessárias” para assegurar a extradição da deputada. O governo brasileiro já protocolou o pedido formal junto às autoridades italianas.

Zambelli deixou o Brasil após a condenação e passou pelos Estados Unidos antes de seguir para a Itália. Ela está detida no presídio feminino de Rebibbia, localizado a cerca de 30 minutos do centro de Roma. A parlamentar será submetida nesta sexta-feira (1º) a uma audiência de custódia que pode decidir pela manutenção da prisão ou pelo relaxamento da medida, enquanto o pedido de extradição segue em análise.

A defesa da deputada informou que vai atuar para impedir a extradição. Caso não consiga evitar o retorno ao Brasil, Zambelli deve solicitar o cumprimento da pena em território italiano. De acordo com juristas consultados, esse tipo de processo pode levar entre seis meses e um ano e meio.

Embora a Itália tenha a prerrogativa de não extraditar cidadãos italianos, há precedentes envolvendo brasileiros com dupla cidadania. Em 2015, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado no caso do Mensalão, foi extraditado após decisão da Justiça italiana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário