Moraes e comandantes da PM discutem ações realizadas durante as eleições deste ano
Ministro do TSE e comandantes, nesta quarta (23), avaliaram planejamento de futuras eleições
Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu, nesta quarta-feira (23), com comandantes da Polícia Militar de 26 das 27 unidades federativas para discutir sobre as ações realizadas pelos agentes de segurança ao longo do processo eleitoral de 2022. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte foi a única ausente, enquanto as corporações de Santa Catarina e Paraná enviaram representantes.
Segundo o secretário-geral do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia, José Luís Santos Silva, a conversa transcorreu em um “clima bem tranquilo, amistoso”. À Agência Brasil, Silva disse que o encontro foi solicitado por Moraes e também serviu para que fossem avaliadas “ideias para o planejamento de futuras eleições”.
Em nota, o TSE informou que, ao fazer um balanço das ações que as polícias militares desenvolveram durante as eleições, Moraes destacou a importância das iniciativas realizadas para garantir a integridade do pleito e a segurança dos eleitores, mesários e servidores da Justiça Eleitoral devem ser ampliadas por meio de “diálogo constante, investimentos e ações [conjuntas] entre Justiça Eleitoral e órgãos de segurança pública”.
Ainda segundo o TSE, durante a reunião, Moraes agradeceu o empenho das forças de segurança, destacando o compromisso dessas instituições com a democracia.