Moraes exibe vídeo de Bolsonaro durante julgamento: "ou esse ministro se enquadra ou pede para sair"
Ministro classificou fala como ameaça explícita ao Judiciário durante julgamento da trama golpista

Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou nesta quinta-feira (11) um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em ato na Avenida Paulista. Na gravação, o então chefe do Executivo fala diretamente para o magistrado.
“Ou esse ministro se enquadra, ou pede para sair. Não é possível que um homem só cause tanto mal ao Brasil”, afirmou Bolsonaro no evento.
Ao exibir a gravação aos colegas da Primeira Turma do STF, Moraes avaliou que a declaração configurava uma ameaça direta e inserida na estratégia golpista investigada. “Se eu curvasse a cabeça e passasse pra outro relator? Não é crime contra Alexandre de Moraes. É contra o Estado Democrático de Direito”, disse.
O ministro Cristiano Zanin acompanhou a análise de Moraes: “Parece que é uma coação institucional, que me parece própria dos crimes contra o Estado Democrático de Direito”, afirmou.
O julgamento envolve Bolsonaro e outros sete réus, entre ex-ministros e militares, acusados de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa e crimes contra o patrimônio público. Até agora, Moraes (relator), Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram pela condenação de todos os réus. Já Luiz Fux divergiu, propondo a absolvição de seis acusados e a condenação de Braga Netto e Mauro Cid. O ministro Cristiano Zanin ainda votará.