Moraes pede a hotéis de Brasília lista de hóspedes que chegaram a partir de 5/1
Medida é tentativa de identificar e punir manifestantes que invadiram prédios públicos do DF
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou, na madrugada desta segunda-feira (9) que os hotéis do Distrito Federal entreguem listas com a identificação dos hóspedes que chegaram a Brasília a partir da última quinta-feira (5). A medida é uma tentativa de identificar e punir os responsáveis pelas invasões ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal no domingo (8).
Moraes também determinou que a Polícia Federal obtenha e entregue imagens de todas as câmeras de segurança do Distrito Federal para auxiliar na investigação. “[Determina] à Polícia Federal que obtenha todas as imagens das câmeras do Distrito Federal que possam auxiliar no reconhecimento facial dos terroristas que praticaram os atos do dia 8 de janeiro, junto a todos os hotéis e hospedarias do Distrito Federal, a lista e identificação de hóspedes que chegaram ao Distrito Federal a partir da última quinta feira, bem como a filmagem do saguão (lobby) para a devida identificação de eventuais participantes dos atos terroristas”, consta na decisão.
O magistrado determinou ainda que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), seja afastado do cargo pelo prazo inicial de 90 dias. Na decisão, o ministro afirma que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.