Moraes vota a favor da condenação de mais 14 pessoas por envolvimento nos atos do 8 de janeiro
O STF condenou pelo menos 145 pessoas envolvidas, com penas que chegam a 17 anos
Foto: Agência Brasil
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou, nesta sexta-feira (22), para condenar mais 14 acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de participação nos atos do 8 de Janeiro, em Brasília, no ano passado. As ações penais serão analisadas de forma virtual até o próximo dia 3 de abril.
Os 14 réus, presos durante os ataques aos prédios dos Três Poderes, respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
No julgamento virtual, não há debate. Os ministros votam por meio do sistema eletrônico da Corte. Se há um pedido de vista, a sessão é suspensa. Quando ocorre um pedido de destaque, o julgamento é reiniciado no plenário físico.
Desde setembro, o Supremo condenou ao menos 145 pessoas envolvidas nos atos extremistas. As penas variam entre 12 e 17 anos de prisão. Ao todo, a Corte recebeu 1.345 denúncias. Desse total, 1.113 foram suspensas para que a PGR avalie se vai propor acordos que evitem a condenação.
Os atos extremistas que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes deixaram um prejuízo material de R$20,7 milhões. Nas condenações, o STF vem estabelecendo o pagamento de uma multa de R$30 milhões, dividida entre todos os réus, por danos coletivos.
Confira o nome e o tempo da pena de cada um:
- DAVI EMANUEL PEREIRA DOMICIANO — 14 anos
- FATIMA APARECIDA PLETI — 17 anos
- GELSON ANTUNES DA SILVA — 14 anos
- JOSIANI VARGAS DE FREITAS — 14 anos
- MARCELO SOARES KONRAD — 14 anos
- MARIA APARECIDA DE ALMEIDA — 14 anos
- MARIA APARECIDA MEDULE — 14 anos
- MIGUEL FERNANDO RITTER — 14 anos
- ORLANDO BARDELLI DA SILVA — 17 anos
- OSWALDO DE SOUZA LOPES JUNIOR — 14 anos
- RODRIGO PEREIRA SANTIAGO — 14 anos
- ROSEMEIRE APARECIDA MORANDI — 17 anos
- SONIA TERESINHA POSSA — 14 anos
- THIAGO RENAN BORGES PEREIRA — 17 anos