Moraes vota para condenar mais 15 acusados de participação nos atos de 8 de janeiro
Presos durante ataques aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, respondem por cinco crimes
Foto: NELSON JR./SCO/STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, votou pela condenação de outros 15 acusados de participação nos atos de 8 de janeiro, em Brasília, no ano passado. Ao todo, são oito mulheres e sete homens, com penas de 12, 14 e 17 anos.
Os 15 réus, que foram presos durante os ataques aos prédios dos Três Poderes, estão sendo acusados, pela Procuradoria-Geral da República, pelos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
As ações penais estão sendo analisadas de forma virtual até a próxima sexta-feira (23). Nesse modelo, não há discussão nos julgamentos. Os ministros apenas votam por meio do sistema eletrônico da Corte.
Desde setembro, o STF condenou pelo menos 71 pessoas envolvidas em atos extremistas, com penas que variam de 12 a 17 anos de prisão. No total, a Corte recebeu 1.345 denúncias, das quais 1.113 foram suspensas para que a Procuradoria-Geral da República avalie se vai propor acordos que evitem as condenações.