Morre a crítica de arte Matilde Matos

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Morre a crítica de arte Matilde Matos

Acaba de falecer, aos 93 anos, a crítica de arte, Matilde Matos.  A Princesa Isabel das Artes, como era carinhosamente chamada pelos amigos, sofria de  mal de alzheimer e completaria 94 anos, no dia 13 de maio.          (Em breve traremos mais Informações)   

     Matilde Augusta de Matos, nascida em Caicó – Rio Grande do Norte em 1927, em 1933 fixou residência na Bahia. A leitura a acompanha desde a infância. Em 59 assinava crônicas dia sim dia não, no novo Jornal da Bahia de João Falcão. Manteve a coluna no jornal até 62, quando foi dirigir uma EBEC instalada no Rio de Janeiro. Ao voltar em 68, passou a abordar os assuntos artísticos e culturais, na dupla pagina central do Jornal da Bahia aos domingos. Comentava os trabalhos dos artistas, fazia entrevistas e reportagens, divulgava de toda maneira a arte que faziam. Entre 71 e 77 Matilde participou da Bienal de São Paulo. Fez centenas de apresentações de artistas para catálogos. Livros publicados: “Fernando Oberlaender – Pintura e Tradução Poética” (2001) e o livro de crônicas “A Cidade e as Gentes” (2004) e “50 Anos de Arte na Bahia” (2010).                   No clique abaixo, Matilde com sua maravilhosa filha, Claudine Toulier.  

“A arte visual é a arte do silêncio, o artista precisa de um arauto e o crítico preenche essa função, escrevendo, apresentando e divulgando o trabalho do artista para o público.”       

Matilde Matos 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.