• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Morre cientista que liderou criação do primeiro animal clonado, a ovelha Dolly
Mundo

Morre cientista que liderou criação do primeiro animal clonado, a ovelha Dolly

Ian Wilmut foi diagnosticado com doença de Parkinson

Por Da Redação
Ás

Morre cientista que liderou criação do primeiro animal clonado, a ovelha Dolly

Foto: Reprodução / Twitter

O cientista responsável por liderar as pesquisas que fez o primeiro clone animal do mundo, a ovelha Dolly, morreu aos 79 anos. O anúncio do falecimento foi dado pela Universidade de Edimburgo, no último domingo (10). O homem foi diagnosticado com doença de Parkinson.

O Britânico Ian Wilmut era pesquisador biólogo embriologista, e com o também cientista Keith Campbell, em 1996 conseguiram criar a ovelha Dolly, o primeiro mamífero a ser clonado a partir de uma célula adulta. O que gerou diversos debates éticos.  

“Ele liderou esforços para desenvolver técnicas de clonagem, ou transferência nuclear, que poderiam ser usadas para produzir ovelhas geneticamente modificadas. Foram esses esforços que levaram ao nascimento de Megan e Morag em 1995 e de Dolly em 1996”, disse a universidade em um comunicado.

“Com a triste notícia de hoje do falecimento de Ian Wilmut, a ciência perdeu um nome familiar. Seu legado impulsiona muitas aplicações interessantes emergentes da pesquisa em biologia animal e humana”, disse Bruce Whitelaw, diretor do Instituto Roslin.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário