• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Morre Delia Giovanola, aos 96 anos, fundadora da Avós da Praça de Maio, na Argentina

Morre Delia Giovanola, aos 96 anos, fundadora da Avós da Praça de Maio, na Argentina

Líder da organização morre sete anos após reencontrar o neto sequestrado na época da Ditadura Militar

Por Da Redação
Ás

Morre Delia Giovanola, aos 96 anos, fundadora da Avós da Praça de Maio, na Argentina

Foto: Reprodução/WikiMidia

Conhecida por ser uma fundadoras da organização humanitária argentina Avós da Praça de Maio, Delia Cecilia Giovanola morreu nesta segunda-feira (18), aos 96 anos.

A informação foi divulgada pela organização. A morte de Delia acontece sete anos após reencontrar o neto, sequestrado quando nascido em cativeiro durante a última ditadura no país. 

"Partiu uma mulher batalhadora, militante da memória, verdade, justiça e da alegria", publicou a Avós da Praça de Maio, fundada em 1977.

Reencontro

Após 39 anos de buscas, Giovanola conseguiu conhecer Martín Ogando Montesano, seu neto, no dia 5 de novembro de 2015. O jovem concordou em fazer o teste de DNA no consulado argentino no país onde mora para "verificar sua identidade com 99,99% de certeza".

O jovem foi o 118º neto recuperado pelas "Abuelas", que apontam que ao menos 400 crianças foram sequestradas durante a ditadura. Desde então, outros 12 também foram localizados. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário