• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Morre Everaldo Anunciação, vice-presidente nacional do PT, em Salvador

Morre Everaldo Anunciação, vice-presidente nacional do PT, em Salvador

Político baiano tinha trajetória marcada pela militância e articulação partidária

Por Da Redação
Às

Morre Everaldo Anunciação, vice-presidente nacional do PT, em Salvador

Foto: Reprodução/Partido dos Trabalhadores

O vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Everaldo Anunciação, morreu nesta quarta-feira (20), em Salvador. Ele estava internado após ter passado por um procedimento cirúrgico.

Everaldo construiu sua trajetória política e sindical com destaque na Bahia. Foi vereador em Itabuna, presidiu o Diretório Estadual do PT e também o Diretório Municipal de Ilhéus. Disputou a eleição como candidato a vice-prefeito em Ilhéus, em 2020. Em períodos anteriores, concorreu ao cargo de vice-governador da Bahia em 1998 e atuou como diretor-geral adjunto da CEPLAC durante o governo do ex-presidente Lula.

Na área sindical, Everaldo foi presidente da CUT-Cacaueira, dirigente da CUT-Bahia e coordenador da Troca de Informações de Trabalhadores sobre Multinacionais – Tie/Holanda.

Ele assumiu a vice-presidência nacional do PT em 20 de março de 2025, na vaga do senador Humberto Costa, que passou a presidência interina do partido diante do afastamento da deputada federal Gleisi Hoffmann, que assumiu a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Na redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), lamentou a morte:

“Que tristeza a partida do companheiro Everaldo Anunciação. O PT estadual e nacional perde um de seus maiores quadros, militante incansável que dedicou a vida a organizar nossa base, defender a democracia e lutar pelos direitos do povo.

Caminhamos juntos em muitas lutas, inclusive em 2022. Sua lealdade, coragem e articulação foram essenciais para consolidar um projeto comprometido com a justiça social e a participação popular.

Everaldo deixa um legado de luta e generosidade. Sua ausência dói, mas nos convoca a seguir firmes, honrando a história que escreveu. Minha solidariedade à família, aos amigos e à militância. Everaldo presente!”

Até o momento, a família não divulgou informações sobre velório e sepultamento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário