Morre idoso que voltou a apresentar sinais vitais após ter óbito confirmado por dois médicos no sul da Bahia
Damião José dos Santos morreu aos 72 anos, neste sábado (23), na cidade de Itabuna

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Damião José dos Santos, idoso de 72 anos que foi reanimado após ter o óbito atestado por dois médicos, morreu neste sábado (23), em Itabuna, no sul da Bahia.
O velório de Damião acontece neste sábado, na Funéria Fasf, em Itabuna e o velório será no domingo (24), às 10h, no Cemitério Campo Santo.
A causa da morte não foi revelada, no entanto, Damião estava internado no Hospital de Base de Itabuna para tratar um quadro de pneumonia.
No dia 13 de agosto, o quadro dele se agravou e ele le chegou a ficar totalmente dependente de aparelhos para respirar. Damião ficou mais de uma hora sem sinais vitais, quando teve o óbito atestado duas vezes. Logo após, ele voltou a apresentar sinais e passou a respirar sem ajuda dos aparelhos.
Embora incomum, o fenômeno observado neste caso já é descrito em diversos registros da literatura médica, envolvendo situações em que, após a constatação da morte, o paciente apresenta retorno espontâneo da circulação. Esse tipo de ocorrência é conhecido como síndrome de Lázaro e já foi documentado em diferentes países.
Entre os exemplos estão o caso de uma mulher de 66 anos em Nebraska, nos Estados Unidos, declarada morta em um asilo e encontrada respirando horas depois no necrotério, em fevereiro de 2024; e o de um homem de 27 anos na Espanha, em 2018, que recuperou os sinais vitais 10 minutos após o término das manobras de reanimação. Há também relatos na Índia e no Reino Unido, sempre envolvendo a chamada autorreanimação pós-reanimação cardiopulmonar.