Morre José Álvaro Moisés, um dos fundadores do PT, aos 81 anos

Ele se afogou em uma praia de Ubatuba; corpo foi identificado na manhã deste sábado (14)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Morre José Álvaro Moisés, um dos fundadores do PT, aos 81 anos

Foto: ALESP

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), José Álvaro Moisés, de 81 anos, morreu afogado nesta sexta (13), numa praia de Ubatuba, em São Paulo.

Ele foi identificado na manhã deste sábado (14). Conforme o boletim de ocorrência, o caso foi registado como morte suspeita e morte acidental. Uma amiga de José Álvaro informou à polícia que estava na praia com ele e outros amigos na tarde de sexta (13).

O grupo chegou ao local por volta das 17h30. Em um momento, os amigos perceberam a ausência de José Álvaro e pouco depois foram informados que uma pessoa havia se afogado e sido atendida pela SAMU. Ainda conforme o relato da amiga, após buscarem informações, o grupo se dirigiu a uma funerária, onde foi constatado que a vítima era José Álvaro.

Foi informado ao g1 que salva-vidas foram acionados por banhistas em torno das 17h40, para atender um homem de 81 anos que foi encontrado inconsciente na areia. Ele foi atendido, mas não resistiu.

O corpo passou por exames de necrópsia no Instituto Médico Legal na manhã deste sábado (14). 

Em nota, o PT e a USP lamentaram a morte do professor e destacaram seu legado.

"Moisés era um apaixonado da democracia brasileira a qual dedicou todas suas reflexões e esforço intelectual nas últimas três décadas [...] Moisés deixa um vácuo pessoal, intelectual e institucional difícil de preencher. Toda nossa solidariedade à família, amigos e colegas", diz um trecho da nota da USP.

Já o PT, reafirmou a importância de José Álvaro na "consolidação da ciência política".

"O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento do cientista político José Álvaro Moisés, aos 81 anos. Professor da Universidade de São Paulo (USP) e fundador do PT em 1980, José Álvaro Moisés teve papel relevante no debate público brasileiro e na consolidação da ciência política como campo de reflexão crítica sobre a democracia, as instituições e a participação popular. Sua trajetória intelectual esteve marcada pelo compromisso com o estudo das instituições democráticas e pelo acompanhamento atento da vida política nacional.

Moisés sempre se colocou no campo do debate democrático, contribuindo para o pluralismo de ideias que fortalece a sociedade brasileira. Neste momento de pesar, o PT se solidariza com familiares, amigos, colegas da Universidade de São Paulo e com toda a comunidade acadêmica".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário