Morre Morgan Spurlock, documentarista e diretor de 'Super Size Me', aos 53 anos
O cineasta ficou conhecido mundialmente pelo documentário em que passa 30 dias se alimentando exclusivamente de fast food
Foto: Reprodução
O documentarista Morgan Spurlock morreu nesta quinta-feira (24) devido a complicações causadas por um câncer, conforme comunicado por sua família. Spurlock ganhou notoriedade com o filme "Super Size Me - A Dieta do Palhaço", indicado ao Oscar de Melhor Documentário. Nele, o cineasta passou um mês se alimentando exclusivamente de produtos da rede de fast-food McDonald's.
"Foi um dia triste, quando nos despedimos do meu irmão Morgan. Morgan deu muito através de sua arte, ideias e generosidade. Hoje o mundo perdeu um verdadeiro gênio criativo e um homem especial. Estou muito orgulhoso de ter trabalhado junto com ele", declarou Chris Spurlock, irmão e parceiro do diretor em alguns de seus projetos, à revista americana Variety.
O "Super Size Me" foi lançado em 2004 e arrecadou US$ 22 milhões nas bilheterias, um sucesso notável para um documentário. Durante o experimento documentado no filme, Spurlock seguiu uma série de regras rigorosas, incluindo aceitar a opção "Super Size" sempre que oferecida. Após 30 dias, ele afirmou ter ganhado 11 quilos, além de sofrer de depressão e disfunção hepática.
O impacto do filme levou a rede McDonald's a descontinuar a opção "Super Size" em suas lojas. No entanto, o documentário também enfrentou críticas por falta de transparência sobre os detalhes da dieta de Spurlock. Uma sequência do filme, também dirigida por ele, foi lançada em 2017.
Além de "Super Size Me", Spurlock dirigiu outros filmes, como "Onde Está Osama Bin Laden?" (2008) e "Assim se Vende um Filme" (2011). Ele também atuou como produtor e lançou várias séries e documentários na televisão americana.