Esportes

Morre o presidente mais vitorioso da história do Vasco

Dentre os maiores títulos de destaque de Calçada pelo cruzmaltino, estão o Brasileiro e Libertadores

Por Da Redação
Ás

Morre o presidente mais vitorioso da história do Vasco

Foto: Marco Antônio Teixeira

O Vasco sofreu um grande perda fora das quatro linhas na manhã desta segunda-feira (5). O presidente Antônio Soares Calçada morreu aos 96 anos, em hospital na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, em decorrência de complicações causadas por uma infecção abdominal.

Mandatário do clube carioca entre 1983 e 2000, e considerado por muitos torcedores, o melhor presidente da história do clube, além de mais vitorioso, conquistou os principais títulos da história do cruzmaltino. Ao todo foram três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores, uma Copa Mercosul, um Torneio Rio-São Paulo e seis campeonatos estaduais.

Quando estava à frente do Vasco, Calçada só começava a trabalhar em São Januário à partir das 17h. Já que anteriormente, o presidente cuidava da própria empresa de distribuição de carnes e frangos.

Causou ainda uma revolução no cruzmaltino quando assinou com o Bank of America. Parceria esta que rendeu milhões de reais para o clube na segunda metade da década de 90 e possibilitou investimento no futebol, esportes amadores, basquete futsal e também patrocinar atletas olímpicos.

Natural de Portugal, Calçada chegou ao Brasil em 1935 e se tornou sócio do clube em 1942. Participou ativamente da vida política do time, quando em 1955, ocupou o primeiro cargo de destaque, sendo vice-presidente de futebol. A última participação direta na política do Vasco foi ainda em 2017, quando foi candidato à vice-presidência do cruzmaltino na chapa de Julio Brant, na eleição do Conselho Deliberativo. Ambos foram vencidos por Alexandre Campello, mandatário atual.

Antônio Soares Calçada é o segundo ex-presidente do Vasco a morrer em 2019. Em março, Eurico Miranda morreu aos 74 anos, por conta de um câncer no cérebro. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.