Morre um dos maiores assaltantes do banco do Brasil, após confronto com policiais na cidade de Jacobina
Paulo Escopeta também é suspeito de cometer latrocínio de um empresário, em janeiro de 2025

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um homem, apontado pela Polícia Civil como um dos maiores assaltantes de banco do Brasil, morreu depois de um confronto com policiais militares, na última segunda-feira (17), em Jacobina, no norte da Bahia.
Paulo Cesar Alves Filgueira, mais conhecido como Paulo Escopeta, é suspeito de cometer o latrocínio de um empresário, em janeiro de 2025, no município do Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.
Com o homem, foram apreendidos um revólver calibre 38mm e duas munições deflagradas e quatro intactas. A polícia investiga a informação de que Paulo Escopeta estava em Jacobina trabalhando para uma milícia.
As apurações indicaram que Paulo Escopeta já esteve em mais de 10 assaltos a agências bancárias e participava do grupo de Zé de Lessa, um assaltante de banco, maior carta do "Baralho do Crime" da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em dezembro de 2019. Ele morreu em uma ação policial, no Mato Grosso do Sul, em 2019.
Paulo Escopeta ainda fez parte da ferramenta do órgão de segurança pública. Ele foi detido em 2017 e ficou à disposição da Justiça até outubro do ano passado, quando ficou em liberdade domiciliar.