• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • "Morte e sofrimento inconcebíveis" condena Chefe de Direitos Humanos sobre Gaza
Mundo

"Morte e sofrimento inconcebíveis" condena Chefe de Direitos Humanos sobre Gaza

Volker Turk, chefe dos Direitos Humanos apelou pela libertação de reféns e destacou preocupações com crimes de guerra

Por Da Redação
Ás

Atualizado
"Morte e sofrimento inconcebíveis" condena Chefe de Direitos Humanos sobre Gaza

Foto: Unrwa

O Chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Turk, condenou nesta terça-feira (18), os ataques de Israel na Faixa de Gaza e reafirmou os apelos de longa data pela libertação de todos os reféns restantes. 

Volker Turk disse aos Estados-membros que o conflito causou “morte e sofrimento inconcebíveis” e destacou a destruição generalizada causada por mais de oito meses de combates. 

Em discurso no Conselho de Direitos Humanos, o alto comissário da ONU também demonstrou sua preocupação sobre crimes de guerra que foram cometidos por todos os lados desde o início do conflito em 7 de outubro de 2023. Segundo ele, mais de 120 mil pessoas em Gaza foram mortas ou feridas, em sua maioria mulheres e crianças. 

Turk observou que, desde que as forças israelenses intensificaram as operações em Rafah no início de maio, quase 1 milhão de palestinos foram desalojados “mais uma vez”, enquanto as entregas de ajuda foram reduzidas, afetando ainda mais o acesso humanitário. Ele afirma que a negação arbitrária e a obstrução da ajuda humanitária continuaram e Israel segue detendo arbitrariamente milhares de palestinos. Essa afirmação reforça preocupações levantadas pelos trabalhadores humanitários da ONU que descreveram como milhares de famílias abrigadas vivem em condições de superlotação e falta de saneamento, com acesso a apenas 0,7 litros de água por pessoa, por dia. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário