MP-BA recomenda instalação de câmeras de vigilância para combater crimes ambientais em viaduto de Salvador
Medida visa coibir maus-tratos aos animais na região da Baixa de Quintas
Foto: Reprodução/ G1
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu uma recomendação à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) para que sejam instaladas câmeras de vigilância na parte de cima do viaduto da Via Expressa, na região da Baixa de Quintas, a fim de coibir a prática de crimes ambientais no local.
O promotor de Justiça Heron Santana, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, recebeu informações sobre a ocorrência de maus-tratos aos animais na região. Segundo o MP-BA, cachorros estariam sendo arremessados do viaduto da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos.
"A presença visível de câmeras pode desencorajar potenciais agressores de cometerem esses atos de violência", afirmou Heron Santana.
A recomendação foi emitida na sexta-feira (26). Além da instalação das câmeras de vigilância, o MP-BA solicitou que a Transalvador forneça, em um prazo de 20 dias, informações detalhadas sobre a implementação do sistema, incluindo os pontos de instalação e o método de monitoramento do local.
O viaduto em questão possui 15 metros de altura. Moradores da região relatam que o problema dos maus-tratos aos animais é antigo e que, desde o início da pandemia, os casos têm se tornado mais frequentes.
Em nota, a Transalvador informou que ainda não recebeu o ofício do MP-BA, mas garantiu que, assim que for notificada, analisará a possibilidade de atender às recomendações dentro das atribuições legais.