MP cobra ações para evitar desabamento de patrimônio histórico de Brasília
Parte do Conjunto Fazendinha corre risco de desaparecer
Foto: Reprodução/ Agência Brasília
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou do Governo do Distrito Federal (GDF) ações para evitar que o Conjunto Fazendinha, estrutura histórica perto da Esplanada dos Ministérios desabem.
A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) enviou ofícios às secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação e de Cultura onde questionou as medidas adotadas pelo Executivo local para evitar o desmoronamento e incêndio das edificações.
O complexo foi tombado em 1988 e desde 2013 é administrado pelo Governo do Distrito Federal. O conjunto é formado por cinco casarões que foram utilizados por trabalhadores que participaram da construção de Brasília.
Procurado pela Agência Brasil, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do GDF informou que foi editado decreto prevendo a elaboração de um plano de medidas de revitalização do Conjunto Fazendinha e que um grupo foi criado para conduzir os trabalhos.
A pasta informou ainda, que órgãos do governo do DF estão “atuando no local”, tendo sido iniciado processo de poda e roçagem da área. Será feita a retirada de entulho. Um edital será lançado para revitalização da área.