Vídeo: MP Eleitoral aciona Bolsonaro e senador Marcos Rogério por propaganda antecipada nas eleições de 2026
Durante motociata, ex-presidente escreve número do PL na camisa do senador, ato é visto como tentativa de influenciar as eleições de 2026

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O Ministério Público Eleitoral ingressou com representação no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) contra o senador Marcos Rogério (PL-RO), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), três veículos de comunicação e a empresa Meta, responsável pelo Instagram. O motivo é a divulgação de um vídeo em que Bolsonaro escreve o número “222”, vinculado ao Partido Liberal, na camisa do senador, durante uma “motociata” realizada em Brasília no dia 29 de julho.
De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, o vídeo, com duração de 22 segundos, configura propaganda eleitoral antecipada, já que foi divulgado antes do período permitido por lei, que tem início em 16 de agosto do ano da eleição. Para o MP, a gravação foi planejada para promover publicamente Marcos Rogério e estabelecer vínculo entre o parlamentar e seu número eleitoral.
A publicação foi replicada por sites e perfis de notícias nas redes sociais com manchetes destacando o apoio de Bolsonaro à possível candidatura do senador ao Senado Federal em 2026.
A representação solicita a remoção imediata do vídeo das redes sociais dos envolvidos, a proibição de novas publicações com o mesmo conteúdo ou similares, a exclusão definitiva do material e a aplicação de multa aos dois políticos.
Para o MP Eleitoral, a permanência do conteúdo desequilibra a disputa, ao criar vantagem indevida fora do período legal. Segundo a representação, “o vídeo foi arquitetado com o único propósito de beneficiar antecipadamente a candidatura de Marcos Rogério, visando sua divulgação à população, em desacordo com o que estabelece a Lei nº 9.504/1997 e a Resolução TSE nº 23.610/2019”.
Veja o vídeo: