• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • MPBA ajuíza ação contra empresas em Camaçari por poluição do Rio Capivara

MPBA ajuíza ação contra empresas em Camaçari por poluição do Rio Capivara

Na ação, órgão aponta contaminação do solo e da água do município

Por Da Redação
Às

MPBA ajuíza ação contra empresas em Camaçari por poluição do Rio Capivara

Foto: Reprodução/Rivelino Martins

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do promotor de Justiça Luciano Pitta, ajuizou no início deste mês uma ação civil pública contra as empresas Cetrel S.A. e Paranapanema S.A., localizadas em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, 

A medida é motivada pelos constantes lançamentos de efluentes não tratados ou fora dos padrões legais no Rio Capivara Pequeno, com reincidência e ausência de medidas preventivas eficazes.

Segundo o promotor de Justiça, esses lançamentos contribuíram para a contaminação do solo e da água do município, “gerando um quadro de degradação ambiental, caracterizado por omissões técnicas, falhas estruturais e descumprimento de condicionantes legais, com impactos diretos sobre o ecossistema local e potenciais riscos à saúde pública”.

O promotor baseou a conclusão em relatório técnico da Central de Apoio Técnico do MPBA (Ceat), além de documentos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e das próprias empresas.

Na ação, o Ministério Público solicita à Justiça que determine que as empresas:

• Suspendam os lançamentos irregulares de efluentes nos corpos hídricos da região de Camaçari enquanto não forem regularizadas as outorgas de direito de uso de recursos hídricos e comprovada a conformidade dos parâmetros legais de qualidade da água;

• Apresentem plano emergencial de contenção e monitoramento ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário