MPF abre inquérito para investigar insuficiência nos repasses de vacinas contra catapora na Bahia
Medida foi publicada no Diário Oficial da entidade na quinta-feira (25)
Foto: Freepik
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar uma suposta insuficiência de repasses de vacinas contra a varicela na Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial da entidade na quinta-feira (25).
No documento, o MPF afirma que o inquérito tem o intuito de reunir elementos sobre os problemas encontrados no fornecimento dos imunizantes no Estado da Bahia, que é feito pelo Ministério da Saúde.
A decisão acontece após alguns municípios baianos, a exemplo de Vitória da Conquista, registrarem um baixo estoque desta vacinação por conta do repasse insuficiente.
Cobertura vacinal
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia mostraram que, no ano passado, a cobertura vacinal alcançou 70,8%. Já na SE 16 de 2024, a cobertura foi de 75,8%. O número é considerado baixo, já que a meta indicada pelo o Ministério da Saúde para controle da doença foi de 95%.
Segundo o boletim da Sesab até a Semana Epidemiológica 14, foram registrados 186 casos de catapora, com coeficiente de incidência de 1,2 caso/100.000 habitantes. Salvador registrou 13 casos neste período, sendo a cidade que liderou o número da doença.