MPF abre inquérito pra investigar suposto esquema de rachadinha de Janones
Investigação vai averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado
Foto: Renato Araújo/ Câmara dos Deputados
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) abriu um inquérito civil para investigar denúncias de um suposto esquema de “rachadinha” do deputado federal André Janones (Avante-MG).
Desde de dezembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) apura o caso a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). No MPF, foi aberto um inquérito civil para averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado.
O despacho de abertura da investigação é do procurador Daniel Cesar Azeredo Avelino, em 6 de dezembro. A representação partiu do ex-deputado Deltan Dallagnol. Também em dezembro, o Conselho de Ética da Câmara também instaurou procedimento para apurar a conduta de Janones em seu gabinete.
Conforme o despacho do procurador Daniel Avelino, os resultados das medidas investigativas determinadas pelo Supremo “deverão ser aproveitados para a elucidação dos possíveis atos de improbidade administrativa” no caso.
Assessores e ex-assessores de André Janones afirmam que o parlamentar operou um esquema de "rachadinha" no gabinete a partir de 2019, quando assumiu o primeiro mandato. Segundo esses denunciantes, a prática foi adotada, pelo menos, durante todo o primeiro mandato de Janones (2019-2022).
A rachadinha é uma prática ilegal na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impõe a condição de que eles "devolvam" parte dos salários.