Política

MPF abre inquérito pra investigar suposto esquema de rachadinha de Janones

Investigação vai averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado

Por Da Redação
Ás

MPF abre inquérito pra investigar suposto esquema de rachadinha de Janones

Foto: Renato Araújo/ Câmara dos Deputados

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) abriu um inquérito civil para investigar denúncias de um suposto esquema de “rachadinha” do deputado federal André Janones (Avante-MG).

Desde de dezembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) apura o caso a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). No MPF, foi aberto um inquérito civil para averiguar se houve improbidade administrativa pelo deputado.

O despacho de abertura da investigação é do procurador Daniel Cesar Azeredo Avelino, em 6 de dezembro. A representação partiu do ex-deputado Deltan Dallagnol. Também em dezembro,  o Conselho de Ética da Câmara também instaurou procedimento para apurar a conduta de Janones em seu gabinete.

Conforme o despacho do procurador Daniel Avelino, os resultados das medidas investigativas determinadas pelo Supremo “deverão ser aproveitados para a elucidação dos possíveis atos de improbidade administrativa” no caso.

Assessores e ex-assessores de André Janones afirmam que o parlamentar operou um esquema de "rachadinha" no gabinete a partir de 2019, quando assumiu o primeiro mandato. Segundo esses denunciantes, a prática foi adotada, pelo menos, durante todo o primeiro mandato de Janones (2019-2022).

A rachadinha é uma prática ilegal na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impõe a condição de que eles "devolvam" parte dos salários. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.