• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • MPF abre recurso contra a exclusão de 8 réus de ação penal da tragédia de Mariana
Brasil

MPF abre recurso contra a exclusão de 8 réus de ação penal da tragédia de Mariana

Tragédia ocorreu em 2015, e até hoje nenhum dos acusados foram presos

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

MPF abre recurso contra a exclusão de 8 réus de ação penal da tragédia de Mariana

Foto: Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou nesta segunda-feira (30), que recorreu a decisão em que a Justiça Federal havia inocentado oito integrantes da alta cúpula da mineradora Samarco, responsável pela tragédia da barragem de Mariana (MG), em novembro de 2015. 

Desde que o acidente ocorreu, nenhum dos culpados foram presos e todos os 22 acusados no crime continuam respondendo como réus. Dentre eles, o presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, e o então diretor-geral de Operações da empresa, Kleber Terra. Além das acionistas Vale e BHP Billiton que prosseguem respondendo o inquérito. 

No recurso aberto pelo MPF, o órgão acusa os réus de desempenharem papel preponderante na gestão dos riscos da barragem, do qual já havia sido sinalizada pelo Conselho de Administração, em 2011, sobre seus devidos riscos.

Segundo consta no recurso, os oito executivos teriam contribuído para a decisão de manter a operação da barragem mesmo em um cenário de risco, quando podiam fazer o inverso.

 

"O conhecimento dos riscos pelos denunciados em decorrência de suas funções na Governança da Samarco foi confirmado não só por depoimento de uma testemunha que já depôs em juízo, como por documentos da própria mineradora", acrescentou o MPF.

 

O acidente causou a morte de 19 pessoas, pelo vazamento de 39 milhões de metros cúbicos de lama que provocaram a destruição de comunidades e poluição na bacia do Rio Doce.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário