• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • MPF arquiva inquérito que investigava se Bolsonaro importunou baleia no litoral de SP

MPF arquiva inquérito que investigava se Bolsonaro importunou baleia no litoral de SP

Órgão alegou que não houve comprovação de intenção de causar prejuízo ao animal

Por Da Redação
Ás

Atualizado
MPF arquiva inquérito que investigava se Bolsonaro importunou baleia no litoral de SP

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia ao pilotar uma moto aquática próximo ao animal em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em junho de 2023. 

A denúncia surgiu após a divulgação de um vídeo em que Bolsonaro aparece perto de uma jubarte, violando a lei brasileira que proíbe embarcações de se aproximarem a menos de 100 metros das baleias.

Na decisão, o MPF alegou que não houve comprovação de intenção de incomodar ou causar prejuízo ao animal. Além disso, ressaltou que Bolsonaro já foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo episódio, encerrando a questão na esfera administrativa.

A Polícia Federal concluiu o inquérito em março de 2023 sem indiciar Bolsonaro e o ex-assessor Fabio Wajngarten, que estava no passeio e também teve de prestar esclarecimentos sobre o caso.

Bolsonaro depõe à PF nesta terça-feira (27) sobre caso envolvendo importunação a uma baleia

Na última sexta-feira (28), outra investigação contra Bolsonaro foi arquivada: a que apurava suposta fraude em certificados de vacinação da Covid-19. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para encerrar o caso por falta de provas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário