MPF arquiva inquérito que investigava se Bolsonaro importunou baleia no litoral de SP
Órgão alegou que não houve comprovação de intenção de causar prejuízo ao animal

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito que investigava se o ex-presidente Jair Bolsonaro importunou uma baleia ao pilotar uma moto aquática próximo ao animal em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, em junho de 2023.
A denúncia surgiu após a divulgação de um vídeo em que Bolsonaro aparece perto de uma jubarte, violando a lei brasileira que proíbe embarcações de se aproximarem a menos de 100 metros das baleias.
Na decisão, o MPF alegou que não houve comprovação de intenção de incomodar ou causar prejuízo ao animal. Além disso, ressaltou que Bolsonaro já foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo episódio, encerrando a questão na esfera administrativa.
A Polícia Federal concluiu o inquérito em março de 2023 sem indiciar Bolsonaro e o ex-assessor Fabio Wajngarten, que estava no passeio e também teve de prestar esclarecimentos sobre o caso.
•Bolsonaro depõe à PF nesta terça-feira (27) sobre caso envolvendo importunação a uma baleia
Na última sexta-feira (28), outra investigação contra Bolsonaro foi arquivada: a que apurava suposta fraude em certificados de vacinação da Covid-19. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para encerrar o caso por falta de provas.