Brasil

MPF busca devolução de obras de arte retiradas de igreja em Salvador

Pinturas de José Teófilo de Jesus estão expostas em São Paulo

Por Da Redação
Ás

MPF busca devolução de obras de arte retiradas de igreja em Salvador

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação civil pública para garantir a devolução de cinco obras de arte do pintor José Teófilo de Jesus, pertencentes à Ordem Terceira de São Francisco de Salvador. As pinturas, que representam figuras religiosas, foram retiradas do acervo da igreja e estão atualmente em exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

As obras, encomendadas pela Ordem Terceira e entregues em 1845, foram criadas para decorar os altares laterais da Igreja de São Francisco, em Salvador. Em 2017, o MPF em São Paulo foi informado sobre a presença dessas obras no museu. Uma vistoria realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou a identidade das peças, mas a licitude de sua aquisição pelo museu não foi comprovada.

Na ação, o MPF solicitou que as obras permaneçam no Museu Afro Brasil até o julgamento final, mas que sejam posteriormente devolvidas à Ordem Terceira de São Francisco de Salvador e incluídas no Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados. O órgão também pede a condenação dos responsáveis pela posse das telas ao pagamento de R$ 1 milhão em danos morais coletivos.

A investigação inicial foi conduzida em São Paulo, mas foi transferida para a Bahia após a identificação de que a origem das obras estava em Salvador. As investigações confirmaram a retirada irregular das pinturas da igreja, reforçada por laudos do Iphan. O MPF na Bahia, então, apresentou uma nova ação para garantir a restituição das obras ao acervo original.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.