Política

MPF já utiliza Lei Geral de Proteção de Dados em investigação

Lei está em vigor há uma semana

Por Da Redação
Ás

MPF já utiliza Lei Geral de Proteção de Dados em investigação

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal iniciou nesta semana uma investigação preliminar que usa a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Pela nova lei, que está em vigor, mas cujas penas só começarão a ser aplicáveis ano que vem após um período de adaptação, cada pessoa é dona de seus dados e precisa autorizar empresas a possuí-los, cruzá-los e vendê-los.

Nesta semana, a Câmara de Consumidor e Ordem Econômica do Ministério Público Federal instaurou um procedimento administrativo para verificar se as empresas de mineração de dados e fornecimento de inteligência mercadológica “estão atuando de acordo com a legislação brasileira”. 

Segundo o MPF, a análise do trabalho dessas empresas de assessoria de compliance pode alimentar sugestões de regulamentação a serem feitas para a futura Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O despacho argumenta que os direitos dos titulares dos dados “poderão estar sendo violados a partir do uso dos serviços dessas empresas de mineração de dados, a exemplo do cerceamento no acesso a crédito, pagamento de taxas e juros bancários mais altos, prejuízo em processos seletivos laborais, entre outros”

 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário