MPF pede que INSS indique ações adotadas para manter atendimento durante greve de servidores
OAB e DPU também fazem questionamentos a autarquia
Foto: Agência Brasil
O Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Defensoria Pública da União (DPU) solicitaram nesta quarta-feira (23), em documento, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esclareça que medidas administrativas foram adotadas para garantir a manutenção de atendimento mínimo à população durante a greve dos servidores da autarquia.
Em ofício enviado ao presidente do INSS, José Carlos Oliveira, e ao procurador-geral da autarquia, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, os órgão pedem que também seja informado qual o tempo médio de espera registrado atualmente em cada superintendência regional para a análise de requerimentos administrativos feitos pelos segurados.
Segundo os autores, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) informou que os servidores iniciarão movimento paredista por tempo indeterminado. No documento, os órgão apontam que o fato “agrava o passivo de processos que aguardam a conclusão de análise pelo INSS”, estimado atualmente em mais de 1 milhão de casos.