Brasil

MPF pede vistoria em barragem da Vale que pode estar trincada

Empresa afirma que barragem B5, na Mina da Mutuca, em Nova Lima, MG, tem estabilidade garantida e não apresenta riscos

Por Da Redação
Ás

MPF pede vistoria em barragem da Vale que pode estar trincada

Foto: Reprodução

A agencia Nacional de Mineração (ANM), recebeu um pedido do procurador José Adércio Sampaio, do Ministério Público Federal (MPF), nesta segunda-feira (16), de vistoria na barragem B5, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo a Vale, a estrutura tem a estabilidade garantida por auditoria independente, feita em agosto de 2019. Disse ainda, que trincas e surgências identificadas estão sendo tratadas e monitoradas e não comprometem a segurança da barragem.

“A B5 é monitorada regularmente e, tanto visualmente, quanto em termos de pressão de água, não apresenta nenhum problema que possa indicar comprometimento de sua estabilidade”, afirma a empresa.

Conforme relatório da ANM, a barragem 5 na Mina de Mutuca, tem cerca de 7 milhões de metros cúbicos e está classificada em uma categoria de risco baixa,e tem potencial de dano considerado alto.

A Prefeitura de Nova Lima afirma que vai notificar a Vale para saber a realidade da estrutura. Diz ainda que “tem acompanhado de perto todas as questões relacionadas à situação das barragens localizadas em Nova Lima”.

De acordo o procurador, caso seja identificado qualquer risco na vistoria, o MPF vai determinar a elevação do nível de segurança e a implementação do plano de emergência.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário