MPF soma 83 procedimentos abertos por violência política contra a mulher
No período de campanha, houve um pico de denúncias
Foto: Divulgação/MPF
Na primeira eleição com a lei que criminaliza a violência política contra a mulher, o Ministério Público Federal (MPF) já soma 83 procedimentos abertos de casos do tipo desde de que o decreto entrou em vigor, em agosto de 2021.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, Raquel Branquinho, aponta ainda que houve um pico de denúncias sobre violência política de gênero no período de campanha para as eleições.
“Embora não tenhamos uma base de dados informativa adequada para fazer um comparativo, a percepção que tenho é que aumentou muito em razão de vários fatores”, explicou ela, em entrevista à CNN.
Raquel destacou ainda que um desses fatores é a própria promulgação da lei.
“Trouxe uma maior consciência coletiva desse tema, inclusive e principalmente para as próprias vítimas que passaram a melhor identificar situações que podem configurar violação política de gênero, que, no momento de campanha eleitoral, traduziu-se em ataques e discursos de ódio para desmerecer determinadas candidatas e também na ausência ou no subfinanciamento das campanhas eleitorais femininas”, detalhou.