MPT vai investigar denúncias trabalhistas em fábrica que pegou fogo no Rio
MPT-RI diz que "autuou com urgência uma Notícia de Fato para apurar as condições de trabalho na fábrica"
![MPT vai investigar denúncias trabalhistas em fábrica que pegou fogo no Rio](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200408/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=6f17570a13eb912c0c7590f858e0edb1)
Foto: Reprodução/TV Globo
O Ministério Público do Trabalho fluminense abriu uma apuração preliminar para investigar as condições de trabalho a que foram submetidos funcionários da fábrica de fantasias de Carnaval que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (12).
MPT-RI diz que "autuou com urgência uma Notícia de Fato para apurar as condições de trabalho na fábrica". O procedimento aberto é anterior ao inquérito. A partir dele, o órgão deve avaliar se a apuração tem potencial de gerar uma investigação mais aprofundada, ação judicial ou outras medidas contra a Maximus Confecções, empresa responsável pela fábrica, e/ou outros envolvidos em eventuais violações trabalhistas no local.
Órgão esclareceu que pedido de apuração não é novo e foi motivado por denúncias trabalhistas. "Esclareço que não é uma nova autuação. É uma autuação específica para investigar as denúncias relacionadas às condições de trabalho no local", informou a assessoria do MPT fluminense.
Questionada sobre quais denúncias motivaram ação, MPT-RJ diz que "por enquanto" não pode fornecer detalhes. A assessoria do órgão afirma, por fim, que irá retornar, "assim que tiver outras informações". Nesse caso, o texto será atualizado.
SOBRE O INCÊNDIO
21 pessoas estão feridas, sendo dez em estado grave. Vítimas foram encaminhadas a cinco hospitais, e ao menos nove delas tiveram queimaduras nas vias aéreas após inalarem fumaça tóxica. Não há detalhes sobre o estado de saúde das demais vítimas.
Cerca de 30 pessoas dormiam no local quando o fogo começou, relataram sobreviventes. Número foi informado em entrevista à TV Globo, mas o número exato de pessoas no prédio não foi divulgado pelas autoridades. "Havia aproximadamente umas 30 pessoas e todo mundo conseguiu sair", afirmou a funcionária Marli, enquanto recebia atendimento médico.
Incêndio está em fase de rescaldo. Desde às 7h39 seis equipes dos bombeiros trabalharam para controlar e apagar o fogo. A corporação também foi responsável pelo resgate das vítimas presas às janelas.
Fábrica atingida confeccionava fantasias para escolas de samba e uniformes militares. Ainda não há informações sobre a causa do incêndio, segundo os bombeiros. O UOL tentou contato com a Maximus Confecções, mas ainda não obteve retorno. O texto será atualizado tão logo haja resposta.
Prédio não tinha aval de segurança do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, a fábrica não estava com o laudo atualizado e, portanto, não poderia estar em funcionamento.
Império Serrano informou que todas as fantasias para o Carnaval estão na fábrica. Em nota, escola de samba lamentou o incêndio e disse estar focada em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente.
Outras escolas também foram impactadas. As agremiações Unidos da Ponte e Unidos do Parque Acari também se pronunciaram dizendo que toda a produção de fantasias estava na fábrica.
Já as escolas União da Ilha do Governador e Unidos do Porto da Pedra afirmaram que possuíam produções de parte do desfile em responsabilidade da fábrica (leia mais aqui).