• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Embaixador brasileiro nega que Brics seja oposição aos EUA: 'completamente equivocado'

Embaixador brasileiro nega que Brics seja oposição aos EUA: 'completamente equivocado'

Segundo o negociador-chefe do Brics, o bloco foi criado para promover o desenvolvimento dos países em desenvolvimento

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Embaixador brasileiro nega que Brics seja oposição aos EUA: 'completamente equivocado'

Foto: Reprodução

O embaixador brasileiro Maurício Lyrio, negociador-chefe do Brasil no Brics, disse em entrevista que encarar o bloco econômico como oposição aos Estados Unidos é "completamente equivocado".

"O Brics foi criado para promover o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, não como um antagonismo aos países ricos. O crescimento do Brics tem gerado efeitos positivos para a economia internacional, incluindo para os países ricos", disse Maurício.

"O G20, por exemplo, foi criado após a crise financeira de 2008 para integrar os países em desenvolvimento nas discussões globais e os países do Brics desempenham um papel fundamental nesse contexto. O objetivo é que todos, ricos e em desenvolvimento, cooperem para resolver problemas globais, como a crise do clima, a pobreza e a saúde", acrescentou o diplomata.

A declaração do diplomata foi publicada na página oficial do Brics na internet, em uma entrevista na qual Lyrio abordou as recentes ampliações do grupo, iniciadas em 2023 com a entrada da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã como membros efetivos, além da criação da categoria de países parceiros. O Brasil assumiu a presidência temporária do Brics em janeiro deste ano, e o mandato vai até dezembro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário