Embaixador brasileiro nega que Brics seja oposição aos EUA: 'completamente equivocado'
Segundo o negociador-chefe do Brics, o bloco foi criado para promover o desenvolvimento dos países em desenvolvimento
![Embaixador brasileiro nega que Brics seja oposição aos EUA: 'completamente equivocado'](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200414/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=c5628a569906007e1a9f2b43b80b42d8)
Foto: Reprodução
O embaixador brasileiro Maurício Lyrio, negociador-chefe do Brasil no Brics, disse em entrevista que encarar o bloco econômico como oposição aos Estados Unidos é "completamente equivocado".
"O Brics foi criado para promover o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, não como um antagonismo aos países ricos. O crescimento do Brics tem gerado efeitos positivos para a economia internacional, incluindo para os países ricos", disse Maurício.
"O G20, por exemplo, foi criado após a crise financeira de 2008 para integrar os países em desenvolvimento nas discussões globais e os países do Brics desempenham um papel fundamental nesse contexto. O objetivo é que todos, ricos e em desenvolvimento, cooperem para resolver problemas globais, como a crise do clima, a pobreza e a saúde", acrescentou o diplomata.
A declaração do diplomata foi publicada na página oficial do Brics na internet, em uma entrevista na qual Lyrio abordou as recentes ampliações do grupo, iniciadas em 2023 com a entrada da Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã como membros efetivos, além da criação da categoria de países parceiros. O Brasil assumiu a presidência temporária do Brics em janeiro deste ano, e o mandato vai até dezembro.