MST invade fazenda na Chapada Diamantina, mas PM é acionada e famílias desocupam local
Donos da propriedade explicaram que o espaço só estava improdutivo por causa de um impasse judicial
Foto: Reprodução/Redes sociais
Cerca de 170 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma fazenda em Macajuba, na Chapada Diamantina, durante a madrugada de domingo (12).
O MST alega que a Fazenda Recreio é improdutiva, está abandonada há anos e sem cumprir sua função social.
Neto do dono da propriedade rural, Bruno Oliveira de Carvalho disse à TV Bahia que o avô morreu em 2005 e o local, que era usado para atividades pecuárias, está no inventário da família.
Este inventário, no entanto, estaria parado há alguns anos, devido a uma divergência no tamanho declarado em cartório. A correção precisa ser feita seguindo as normas técnicas exigidas pelos órgãos competentes e, por isso, levaria tempo.
Segundo Bruno, a inventariante, filha do dono da fazenda, esteve no local nesta segunda-feira (13), acompanhada de policiais militares, e conversou com os integrantes do MST. A família está tentando negociar a desocupação da propriedade, que, segundo eles, está improdutiva somente por causa do processo de divisão de bens entre os herdeiros.
Por meio de nota, a Polícia Militar (PM), informou que foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom) com a informação de que um grupo de pessoas teria invadido uma propriedade rural. A PM reforçou o policiamento na região.