Brasil

MST lança fundo de investimento no mercado financeiro

Mais de R$ 1 milhão já foi captado

Por Da Redação, Agências
Ás

MST lança fundo de investimento no mercado financeiro

Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou na última segunda-feira (18), o lançamento de um fundo de investimentos, batizado de Finapop e registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O anúncio foi feito pelo líder do movimento, João Pedro Stedile. O fundo oferece um retorno pré-fixado de 5,5% ao ano. Na primeira rodada, o movimento conseguiu levantar R$ 1 milhão, que serão destinados à Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), no Rio Grande do Sul. As informações são do portal Exame. 

Os recursos captados serão utilizados para financiar a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos. A captação dos recursos será feita por por meio da emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O repasse do dinheiro será feito por meio de um empréstimo. Os juros cobrados, de 5,5% ao ano, são os mesmos oferecidos ao investidor, acrescidos de uma taxa de intermediação. 

Algumas cooperativas ligadas ao movimento já apresentam faturamento relevante, como a Cooperoeste, de Santa Catarina, cuja receita anual ultrapassa os 200 milhões de reais. Ao todo, o MST concentra 100 cooperativas, 96 agroindústrias, 1.900 associações e 350 mil famílias assentadas em cerca de 88 mil hectares de terra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.