Mudanças climáticas: muito mais do que debates
Confira o editorial desta quinta-feira (22)
Foto: Arquivo/ABr
O tema é recorrente e urgente, apesar de pauta pertinente no mundo há ao menos três décadas: dialogar sobre mudanças climáticas. É nesta toada que a Organização das Nações Unidas (ONU) tenta envolver os brasileiros no debate com a campanha lançada nesta quinta-feira (22).
Entretanto, a iniciava se coloca muito mais como uma prévia da 26ª sessão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, que acontece de 1° a 12 de novembro, em Glasgow (Escócia), do que uma preocupação latente da entidade com a situação do clima no Brasil e no mundo, convenhamos.
Haverá ações em espaços públicos que visam escancaram como a questão climática impacta diversos aspectos na sociedade – impactam, mesmo. As recentes chuvas catastróficas na Europa e ontem, na China, são mostras cabais disso: pessoas morrem por causa dos maus tratos ao meio ambiente, à terra que literalmente nos sustenta.
Ampliar a conscientização das questões sobre o clima é somente, no entanto, um pequeno passo, mostrando de que maneira ele está conectado com desafios e problemas atuais do país, como desemprego, segurança alimentar e mobilidade, mas reforçando que as soluções estão disponíveis, e são acessíveis, práticas e realistas.
Campanhas são ótimas e necessárias, mas em paralelo, a sociedade civil e organizada, além do Poder Público, devem buscar soluções reais e imediatas para a construção de um presente melhor para a população do Brasil.