• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Mudanças climáticas têm influência nos casos de dengue, revela estudo

Mudanças climáticas têm influência nos casos de dengue, revela estudo

As temperaturas mais elevadas podem propiciar um ciclo de desenvolvimento mais favorável ao mosquito Aedes aegypti

Por Da Redação
Ás

Mudanças climáticas têm influência nos casos de dengue, revela estudo

Foto: Agência Brasil

Um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) aponta para os prováveis impactos das mudanças climáticas nos casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O pesquisador Antonio Carlos da Silva Oscar Júnior, do Instituto de Geografia (Igeog) da UERJ, destaca que o aumento das temperaturas e chuvas mais intensas pode facilitar a reprodução do mosquito e, consequentemente, a propagação dessas doenças.

Segundo o estudo, as temperaturas mais elevadas podem propiciar um ciclo de desenvolvimento mais favorável ao mosquito Aedes aegypti em diferentes regiões do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Regiões antes não afetadas, como o sul do Brasil e até mesmo países da Europa, têm registrado casos da doença.

O estudo, intitulado "Mudança climática e risco de arboviroses no estado do Rio de Janeiro", ressalta a necessidade de monitoramento e implementação de medidas de prevenção em face da possível expansão das áreas de transmissão das arboviroses.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o Brasil registrou mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue até a última sexta-feira (8), com o Distrito Federal apresentando a maior incidência da doença. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também destacou a influência das mudanças climáticas no aumento de casos de dengue no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário