'Muitos não sabem, mas o 2 de Julho foi a consolidação da Independência do Brasil', destaca Joaci Góes
Segundo o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia nem os baianos conhecem a história
Foto: Farol da Bahia
O deputado federal e presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes (PSDB), esteve presente, nesta terça-feira (7), no evento que marcou o início da requalificação do Pavilhão de 2 de Julho, no bairro da Liberdade, em Salvador, assinada pelo prefeito Bruno Reis (UB). A intervenções fazem parte da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil em território baiano.
Segundo Góes, a requalificação e criação do Memorial 2 de Julho, no Largo da Lapinha, é muito importante porque vai permitir que os turistas e os próprios baianos possam visitar o local e compreender o que foi o 2 de Julho.
"Entre 80% e 90% dos baianos não compreenderam ainda o que foi o 2 de Julho de 1823. Eles pensam que o 2 de Julho é simplesmente aquela festa linda e animada, mas não sabem que o 2 de Julho de 23 foi a consolidação da Independência do Brasil. Sem o 2 de Julho teria havido um fracionamento do Brasil, do mesmo modo que aconteceu com as colônias espanholas da América do Sul, transformando-se e vários países", explica.
"É por isso que o Brasil hoje na América do Sul tem a metade do território. Foi a Bahia que permitiu que o Brasil tivesse hoje as dimensões que ele possui. E esse é o verdadeiro significado da importância deste momento para darmos uma pequena e expressiva significação a esse espaço", finalizou.