Mulher tem queda forte de cabelo após ser picada por carrapato

Um mês depois da picada do carrapato, a jovem estadunidense tinha queda dos fios por todo o couro cabeludo

Por Da Redação
Ás

Mulher tem queda forte de cabelo após ser picada por carrapato

Foto: Centro Médico da Universidade de Boston/ Divulgação

Uma mulher de 28 anos, residente na cidade de Boston, nos Estados Unidos, perdeu boa parte do cabelo após ser picada por um carrapato. O caso foi noticiado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Boston na revista JAAD Case Reports.

A norte-americana, que não teve o nome revelado, informou aos médicos que primeiro percebeu a queda de alguns fios no topo da cabeça, local onde foi picada pelo carrapato.

O problema se espalhou rapidamente. Após um mês, a jovem sofria com a queda do cabelo por toda a cabeça, ficando com áreas calvas e pontos amarelos e pretos no couro cabeludo.

Segundo os pesquisadores, a fixação do carrapato no couro cabeludo normalmente influencia à necrose do tecido e à formação de uma escara (tecido morto que se forma sobre a pele saudável e depois cai) que se desenvolve para uma área com queda do cabelo, com aparência de ferida.

Em alguns casos como esse, a queda de cabelo tem uma duração média de três meses. Para algumas pessoas, entretanto, o cabelo pode demorar mais de cinco anos para voltar a crescer na área afetada.

Tratamento para revitalizar os fios

A paciente tentou solucionar o problema com vitaminas e injeções de esteroides, mas nenhum dos tratamentos teve um efeito positivo. Uma avaliação do Centro Médico da Universidade de Boston revelou se tratar de um quadro grave de alopecia.

O caso foi diagnosticado com baricitinibe. O medicamento geralmente é utilizado para o tratamento de artrite reumatoide, dermatite atópica moderada a grave e alopecia. Ele age sobre o sistema imune, auxiliando no processo de recuperação de quadros inflamatórios.

Os primeiros resultados do tratamento percebidos em quatro meses, quando a jovem relatou o crescimento significativo de fios em todos os locais no couro cabeludo onde teve queda, exceto na área da picada e imediatamente ao redor dela.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário