Mulheres correspondem a 29% dos cargos de liderança nas indústrias, diz CNI
Entre 2008 e 2021, mais mulheres chegaram a cargos de gestão no setor
Foto: Freepik
As mulheres correspondem a 29% dos cargos de liderança nas indústrias, segundo dados de pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgados nesta quarta-feira (8).
O levantamento, feito com 1.000 executivos industriais, sendo 40% mulheres, mostra também que 57% dos entrevistados dão importância alta ou muito alta às políticas de gênero.
Ao mesmo tempo que, a cada 10 indústrias brasileiras, 6 contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, sendo que 61% afirmam tê-las há mais de 5 anos.
Atualmente, as mulheres representam um quarto da força de trabalho na indústria. Dados do Observatório Nacional da Indústria da CNI, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), mostram que entre 2008 e 2021, mais mulheres chegaram a cargos de gestão no setor, passando de 24% para 31,8%.
Apesar de o índice ser inferior aos demais setores da economia, nos quais as mulheres respondem por quase metade (46,7%) das funções de liderança, na indústria o crescimento foi três vezes maior nesse período: avançou 32,5% contra 9,8% nos demais setores.