Mulheres negras têm 46% a mais de probabilidade de realizar aborto no Brasil
Recorte inédito foi realizado entre 2026 e 2021
Foto: Depositphotos
Mulheres brasileiras negras têm 46% mais chance de realizar um aborto do que mulheres brancas no país. É o que indica um recorte inédito da Pesquisa Nacional de Aborto, realizada nos anos de 2016, 2019 e 2021.
A pesquisa mostrou que, a cada dez interrupções feitas por mulheres brancas, outras 15 terão sido feitas por brasileiras que se declaram pretas e pardas. Intitulada “Aborto e Raça no Brasil, 2016 a 2021”, a pesquisa ainda estimou que, ao chegar aos 40 anos de idade, 21,22% da população feminina negra terá feito pelo menos um aborto, contra 15,35% entre as mulheres brancas.
Financiado pelo Anis: Instituto de Bioética, o artigo científico se baseou em 4.241 entrevistas realizadas. A margem de erro para as três edições da Pesquisa Nacional de Aborto é de dois pontos percentuais.
Foi utilizada a técnica de coleta de dados por meio de urna, em que a entrevistada preenche um formulário com questões sensíveis sobre idade do primeiro e do último aborto, medicamentos utilizados e necessidade de internação após o procedimento, visando evitar constrangimentos e subestimação dos dados.
STF
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber liberou para julgamento a ação que trata da descriminalização do aborto durante o primeiro trimestre de gestação e da qual é relatora.