Muro erguido na fronteira do México com Arizona (EUA) é desmontado
Barreira erguida custou U$S 100 milhões
Foto: Reprodução
Um muro de contêineres entre o Arizona, nos Estados Unidos, e o México, erguido em agosto de 2022, foi desmontado na última sexta-feira (20). A barreira atravessava a Floresta Nacional de Coronado, próximo de Hereford, e foi erguida pelo republicano Doug Ducey, então governador do estado americano, nos últimos meses no cargo. O custo da obra foi de US$ 100 milhões (cerca de R$ 520 milhões, na cotação atual), pagos pelos contribuintes.
Segundo Ducey, a finalidade da barreira era combater a entrada ilegal de estrangeiros nos Estados Unidos. O político tecia críticas a Washington por supostamente falhar em resolver a crise de imigração. Ele aceitou desmontar a estrutura após uma ação aberta pelo governo Joe Biden, nela consta uma argumentação de que a barreira estava em terras federais e danificou a fauna e a flora de uma floresta nacional.
"Desde o início dissemos que o programa contêineres marítimos era temporário. Teremos prazer em removê-los se o governo federal levar a sério (a questão da imigração ilegal) e fizer o que deve fazer, que é proteger a fronteira. Agora temos indícios de que eles estão levando a sério", afirmou C.J. Karamargin, porta-voz do governador.