Museu do Ipiranga é reinaugurado após ficar fechado por nove anos em São Paulo
Reabertura foi marcada por apresentações da Orquestra Sinfônica e discursos
Foto: Divulgação
O Museu do Ipiranga foi reaberto na noite desta terça-feira (6), em São Paulo, após ficar fechado por nove anos devido a problemas de segurança e falta de conservação. A reinauguração do patrimônio, que passou por obras de restauração, foi fechada para patrocinadores e autoridades. A cerimônia foi aberta pela Orquestra Sinfônica de São Paulo com a execução do Hino Nacional.
Na ocasião, o ex-governador João Dória foi elogiado pelo empenho para que a reforma saísse do papel e discursou no evento. O secretário de Cultura de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, também falou ao público e ressaltou a transformação do monumento: “O que havia aqui, portanto, era um emblema de degradação. De certa maneira, um emblema de descaso com a Cultura, com a história e com o patrimônio de São Paulo e do país. Mas o nosso foco aqui é o presente, pois é aqui e agora que nós estamos construindo um futuro melhor”.
A reforma do prédio tombado como patrimônio histórico, do jardim e do acervo custou R$ 235 milhões. Os recursos foram angariados através de verbas públicas e de 34 empresas privadas por meio da lei federal de incentivo à Cultura. O diretor do museu, Amâncio de Oliveira, disse na última terça-feira (6), em entrevista à Jovem Pan, que “o edifício-monumento foi totalmente restaurado e está com 49 salas expositivas. Antes eram 19 salas”. Além disso, o acervo conta com 450 mil itens e documentos.